segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Cabana - Willian P. Young

Nosso comentário hoje é o Best-seller de Willian P. Young o livro “A Cabana

A pergunta do livro: “Se deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?”
 
O livro é de ficção, conta uma história recheada de ensinamentos para o dia-a-dia, é um livro polêmico, há quem diz não gostar, dizendo ser herético, e há quem goste, vi até um programa de TV, num canal adventista, com o tema do livro.

Narra a história de Mack Allen Phillips, durante uma viagem sua filha é raptada, as evidências mostram que ela foi assassinada em uma cabana abandonada. Após quatro anos de tristeza, culpa e saudade, Mack recebe um estranho bilhete o convidando a voltar à cabana, supostamente escrito por Deus. Desconfiado, mas sem rumo em sua vida, ele viaja rumo ao lugar de seu pior pesadelo, seu encontro com Deus, em diversas figuras, muda toda sua vida.

Os elementos geradores de discussão são as formas apresentadas por Deus e a visão teológica do autor sobre a Trindade.

Deus Pai é apresentado por uma negra enorme que dá grandes abraços e balança os quadris quando escuta música. O Espírito Santo surgiu como uma misteriosa mulher asiática chamada Sarayu. Jesus aparece como um carpinteiro do Oriente Médio e a certa altura Mack é interrogado por uma misteriosa personagem feminina chamada Sophia, posteriormente descrita como a personificação da sabedoria de Deus.

Nos pontos teológicos o autor descreve que Deus tem os que o amam em todos os sistemas religiosos (budistas, muçulmanos) e que não tem desejo de torná-los cristãos, outro ponto diz que em Jesus todos os pecados, de todas as pessoas, já foram perdoados, além de outros como: Deus Pai ter os sinais dos cravos como Jesus; não haver punição pelos pecados (todos serão salvos); o amor de Deus não permite que Ele faça justiça; entre outros.

O livro gera tanta discussão que foi escrito um novo livro “Como encontrar Deus na Cabana” de Randal Rauser, explicando melhor cada figura e visão teológica.

A leitura não é muito boa, a história parece se arrastar até o desfecho. O livro como ficção tem um bom inicio e um bom final, mas o meio é mais teológico. Não aconselhado para formar visão teológica, há muitos pontos de contradição, como podemos ver acima, mas há quem o defenda e diz ser muito útil para se conhecer o amor de Deus, até tem um site (www.acabana.com.br) com testemunhos reais de pessoas que leram o livro.

Pra quem for ler não esquecer que apesar de intrigante o livro é uma ficção, já ouvi falar que o livro era uma biografia, não é, Young escreveu para dar de presente de natal a alguns amigos, depois ele tentou com 26 editoras publicar o livro sem sucesso tendo mais tarde que criar uma editora para publicá-lo, vindo a ser o livro mais vendido na lista do The New York Times.

Frases do Livro:

" Basta dizer que estes últimos anos parecem ter devolvido a vida de Mack e tirado o fardo da Grande Tristeza. O que aconteceu há três anos mudou totalmente a melodia de sua vida e é uma canção que mal posso esperar para tocar"

"Às vezes ele podia sentir a Grande Tristeza se apertando lentamente ao redor do peito e do coração, como os anéis esmagadores de uma jibóia, espremendo líquido dos seus olhos até ele achar que não existia mais nenhuma gota.”

Além disso, falar do bilhete seria admitir que guardasse segredos. Algumas vezes a honestidade pode ser incrivelmente complicada.”

O terror dominou Mack, como se ele tivesse aberto a Caixa de Pandora e fosse varrido para o centro da loucura, perdendo-se para sempre. Inseguro, girou com cuidado, tentando se agarrar a algum sentimento de sanidade.”

Não somos três deuses e não estamos falando de um deus com três atitudes, como um homem que é marido, pai e trabalhador. Sou um só Deus e sou três pessoas, e cada uma das três é total e inteiramente o um.”

Não creio que haja um aspecto da minha vida, sobretudo de meus relacionamentos, que não tenha sido profundamente tocado e alterado de modo importante. Se eu acho que é verdade? Quero que tudo seja verdade. Talvez alguma parte não seja verdadeira num determinado sentido, mas ainda assim é verdade.”

Um forte abraço a todos...
Não deixe de comentar, criticar, indicar e se você já leu este livro conte sua experiência, o que aprendeu com a leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, suas dicas e suas indicações